RFB emite Solução de Consulta se manifestando sobre a impossibilidade de exclusão do ICMS da Base do PIS e da Cofins quando apurado por meio de regime especial

13 Jun 2019

Compartilhar
Imprimir

Fábio Kawano

Decisão não autorizou exclusão do ICMS da base de cálculo para contribuinte que calcula PIS/Cofins com base na Lei nº 9.718/98, art 5º, § 4º. Valor Fixo por metro cúbico.

A Receita Federal do Brasil se manifestou, através da Solução de Consulta nº 177 – Cosit, de 31 de maio de 2019, pela impossibilidade de exclusão do ICMS da Base de cálculo do PIS e da Cofins quando estes são apurados por meio de regime especial.

No caso analisado  trata-se de contribuinte que apura o PIS e a Cofins por meio do Regime Especial previsto na Lei nº 9.718/98, art 5º, § 4º, onde é prevista a apuração do PIS e da Cofins com base em um valor fixo por metro cúbico de álcool comercializado.

Apesar de específico, o posicionamento exarado pela RFB reforça seu entendimento restritivo acerca da exclusão do ICMS da base do PIS e da Cofins. Entendemos que a RFB pode manter esse mesmo posicionamento para operações semelhantes, merecendo a atenção dos contribuintes nesse sentido.

Receba
nossas newsletters

Receba em primeira mão nossas análises e insights em e-mail exclusivos, além de das principais notícias através dos nossos informativos Comex Saiba+ e TaxTime.

Demonstração da Inscrição para o Newsletter da TTMS

Fale
conosco

Descubra como simplificar
seus procedimentos para
alavancar resultados.