[Análise] The Role of Advanced Technologies in Cross-Border Trade: A Customs Perspective

30 Mar 2022

Compartilhar
Imprimir

No dia 29/03 foi realizado o evento “The Role of Advanced Technologies in Cross-Border Trade: A Customs Perspective”, liderado pela WCO, com o objetivo de nos atualizar sobre as tecnologias empregadas nas agências aduaneiras do mundo – e os benefícios já observados. Durante as apresentações, foi destacada a importância da colaboração entre as aduanas, para facilitação do comércio, integrando especialmente os pequenos negócios. Na abertura do evento, o Dr. Ricardo Chapa já enfatizou a publicação do Paper que leva o mesmo nome, publicado recentemente pela WCO/WTO, compartilhando informações sobre o status atual de aplicação das tecnologias disruptivas pelas aduanas, tais como: Internet das Coisas, Blockchain, Big Data, Data Analytics e Inteligência Artificial. Para a publicação do documento, houve grande adesão das aduanas mundiais nas pesquisas, demonstrando engajamento e interesse coletivo sobre o tema.

Como principais conclusões do estudo, ficou claro que apesar da grande participação, a implementação efetiva de tecnologias disruptivas ainda se encontra em estágio bastante inicial na grande maioria dos países, porém aproximadamente 50% das aduanas respondentes demonstraram que já utilizam ao menos o chamado IOT (Internet das Coisas), tecnologia que suporta diretamente o gerenciamento de riscos.

O estudo demonstrou, ainda, que um grande percentual das aduanas já utiliza ou planeja implementar futuramente soluções em Big Data, Data Analytics, Inteligência Artificial e Machine Learning, tecnologias que colaboram com a detecção de fraude, assegurando o compliance nas operações.

Especialmente em relação ao Big Data, ficou ainda mais clara a relevância do uso desta tecnologia pelas administrações aduaneiras para fins de auditoria pós desembaraço e gerenciamento de riscos. Um exemplo recente observado já no Brasil, é a instituição do sistema de malha aduaneira, o qual combina diversas soluções tecnológicas para fins de análises de dados de todos os Operadores, suportando inclusive a gestão por similaridade de infrações e inconsistências.

Durante o evento, foram apresentados diversos cases práticos de aplicação da tecnologia em favor do gerenciamento de riscos e compliance aduaneiro, reduzindo custo e tempo nas operações e focando nos processos realmente críticos, como por exemplo o projeto b-Connect no Mercosul, apresentado pelo Sr. Elton Busarello e o projeto CADENA na América Latina, ambos com objetivo principal de compartilhamento de dados referentes aos Operadores Econômicos Autorizados.

O Paper, resultado do estudo completo, encontra-se disponível na página da WCO e oferece atualizações sobre a chamada “Smart Customs of the Future”, demonstrando através de 40 estudos de caso os benefícios e resultados já observados no mundo, com o uso e aplicação destas novas tecnologias.

Confira aqui a divulgação oficial do evento.

Artigo escrito por Larissa Mota.


Confira mais conteúdos exclusivos acessando aqui.

Receba
nossas newsletters

Receba em primeira mão nossas análises e insights em e-mail exclusivos, além de das principais notícias através dos nossos informativos Comex Saiba+ e TaxTime.

Demonstração da Inscrição para o Newsletter da TTMS

Fale
conosco

Descubra como simplificar
seus procedimentos para
alavancar resultados.