A modernização contínua é vital para os países que buscam fortalecer suas relações comerciais, bem como para promover o crescimento econômico interno. No âmbito do comércio exterior, a implementação de novos processos é essencial para simplificar operações, reduzir custos e promover a competitividade. Nesse contexto, e em consonância com o que propõe o Acordo de Facilitação do Comércio, o Novo Processo de Importação (NPI) é um projeto do governo brasileiro, que vem sendo implementado de forma gradual, buscando cada vez mais benefícios operacionais.
Uma das mudanças mais notáveis do NPI é a implementação da Declaração Única de Importação (DUIMP), uma inovação que unifica e simplifica os procedimentos aduaneiros. Neste viés, os importadores podem preencher uma única declaração eletrônica, substituindo uma série de documentos tradicionais, como a Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI), sendo que referida mudança não apenas reduz a burocracia, mas também agiliza o processo de liberação das mercadorias.
O impacto dessas mudanças e de diversas outras advindas do novo processo de importação é profundo e significativo, pois a simplificação dos procedimentos de importação reduz os custos operacionais para as empresas, além de aumentar a sua competitividade internacional. Não obstante, garante maior eficiência e transparência nas operações comerciais, facilitando o fluxo de mercadorias, bem como estimulando o crescimento do comércio internacional e, ainda, contribuindo para o desenvolvimento econômico global.
Diante deste cenário repleto de mudanças, o novo processo de importação traz inúmeras discussões e demanda um estudo e acompanhamento mais próximo, para que possamos estar a par com os novos procedimentos criados. A sua empresa tem se preparado para as mudanças que ocorrerão nos próximos meses?
Convidamos todos vocês a participarem da Trilha de Conhecimento de Trade Operations, que ocorrerá nesta quinta-feira, 23/05, das 14h às 15h30, onde trataremos mais sobre este tema. Inscreva-se aqui.