Por que utilizar um módulo integrado para o controle de RECOF?

08 Jul 2024

Compartilhar
Imprimir

O RECOF (Regime Aduaneiro de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado) é um regime especial que permite a empresas importar ou adquirir insumos no mercado interno, industrializar produtos finais e exportá-los sem pagar tributo e oferece a possibilidade de utilizar sistemas informatizados para controle e gerenciamento das operações, contribuindo para a eficiência e segurança dos processos.

Quais são esses benefícios?

  • Gestão das informações dos tributos suspensos pelo RECOF
    Permite ao beneficiário consultar, em tempo real, os valores dos tributos suspensos pelo regime, possibilitando tomadas de decisões financeiras como as relacionadas ao fluxo de caixa da empresa.
     
  • Rastreabilidade de dados e operações
    Ajuda a identificar a origem de possíveis problemas nos processos da empresa, facilitando correções e a melhoria contínua dos mesmos.
     
  • Gestão do prazo de permanência no regime
    Possibilita ao beneficiário ter a visão de estoque de materiais admitidos no Recof (nacionais e importados) que estejam próximos ao vencimento e assim definir estratégias para que não se perca os benefícios do regime.
     
  • Aplicação de FIFO “inteligente”
    Aplica os critérios de consumo  previstos na Instrução Normativa, considerando os tipos de destinação e a origem dos materiais, otimizando assim os ganhos no regime.
     
  • Aplicação de benefícios no cálculo de tributos devidos
    Permite que sejam aplicados outros benefícios fiscais quando ocorrer a necessidade do recolhimento dos tributos que foram suspensos pelo regime, como ex-tarifários, regimes especiais, etc.
     
  • Geração do processo de nacionalização
    Apuração dos tributos federais devidos e geração da DI de Nacionalização para pagamento no Siscomex (fechamento mensal).
     
  • Integração com outros beneficiários (RECOF Compartilhado)
    Realiza a conexão com outros beneficiários do regime de forma automática, segura e escalável no processo substituição de beneficiários (Recof Compartilhado).
     
  • Contabilização integrada ao ERP
    Integração com o ERP para os lançamentos contábeis relacionados aos processos do regime.
     
  • Relatórios
    Comprovação dos compromissos do Regime junto à RFB, RESE (benefício do ICMS no estado de São Paulo), Modalidade Recof Sistema (ADE 01/2008) e Relatórios gerenciais dinâmicos para tomada de decisões.

Receba
nossas newsletters

Receba em primeira mão nossas análises e insights em e-mail exclusivos, além de das principais notícias através dos nossos informativos Comex Saiba+ e TaxTime.

Demonstração da Inscrição para o Newsletter da TTMS

Fale
conosco

Descubra como simplificar
seus procedimentos para
alavancar resultados.